Motor & Combustível: um novo jeito de diagnosticar e planejar marketing
Bem-vindo(a) à Inbound Matters, onde você aprende o que importa sobre inbound marketing 🤍
Oi, tudo bem?
Uma das etapas de qualquer bom planejamento é parar, respirar, diagnosticar, olhar o que já fizemos e pensar como isso informa nossos próximos passos.
Para isso, gosto de usar o conceito do Motor & Combustível, criada pela excelente Emily Kramer, fundadora da newsletter MKT1.
De acordo com ela:
“Usando a analogia de motor e combustível, você consegue acertar e planejar: as melhores atividades de marketing, a composição da equipe e produzir ações de alto impacto.”
“Motor e Combustível” não chega a ser um framework, na minha humilde opinião.
Mas sim uma forma de enxergar as engrenagens que compõem a sua estratégia de Inbound (e mesmo além dela, caso você queira), para que essa clareza te ajude a planejar melhor, enxergar erros e acertos.
Vem entender cada um deles:
⚪ Combustível: é tudo aquilo que chega para o público. Uma newsletter, um post no Instagram, uma imagem no seu site. Indo até andares superiores da comunicação, como a esfera de relevância e posicionamento de mercado.
⚪ Motor: é “como” você leva tudo isso pro mundo. Canais, tecnologia, processos, ações de distribuição, bem como as métricas, ferramentas e recursos que você utiliza pra monitorar o seu crescimento.
Pra representar visualmente:
Você vai perceber que muitas atividades do dia a dia envolvem a integração de um bom motor e um bom combustível.
Por exemplo, se você quer testar a argumentação de uma landing page, precisa tanto de copies diferentes (combustível) quanto de uma plataforma que habilite o teste (motor).
A questão é que muitas vezes, nós focamos muito em apenas um dos elementos dessa máquina: geralmente, o combustível.
Se um conteúdo não dá certo, pensamos em lançar outro tipo de conteúdo/combustível — mas, pode ser que a questão esteja na estratégia e canais de distribuição. Ou seja, o motor.
Mas é por isso que gosto de pensar e planejar a partir do Motor e Combustível.
Organizando os seus recursos nessas duas caixinhas, e entendendo a relação entre elas, você amplia a sua visão estratégica, e se torna um profissional que consegue diagnosticar os motivos de erros e acertos sem partir de uma visão isolada, emocionada, distorcida das coisas.
Pra encerrar essa edição, vem comigo fazer alguns exercícios de planejamento com base no Motor & Combustível, que também aprendi com a Emily.
Se pergunte:
1. Pensando nos meus objetivos do próximo mês/tri/ano, vou precisar de mais combustível ou motores na estratégia? O que está faltando? Só tome cuidado para não focar muito em um ou outro.
2. Para cada grande iniciativa de conteúdo que pensei, tenho um motor específico para ela? Por exemplo, um evento online ou presencial é algo que requer um pré, durante e pós bem-estruturado, um pequeno motor único e metrificável, que conduz as pessoas de etapa em etapa.
3. Tenho motores para distribuir, medir e vender as mensagens que quero que cheguem ao mercado? De nada adianta ter uma ótima narrativa estratégica e conteúdos incríveis, se ainda falta força na distribuição e recursos para metrificar os seus esforços.
4. Olhando para a equipe que vai executar o planejamento, tenho uma boa proporção de pessoas focadas em combustível, em motores e em ambos? Você vai precisar de gente focada nos dois lados dessa moeda para tirar as iniciativas do papel sem se frustrar.
E por hoje é só.
Se você gostou da edição, deixe um 🤍 ou um comentário aqui embaixo — vou adorar conversar com você sobre esse assunto.
🤍 Reveja as edições mais recentes da Inbound Matters: